________________________ Start Standard Article _________________________ -->
O QUE É UMA SUÍTE OU APARTAMENTO PENTHOUSE

File not found. Penthouse é um termo que designa um tipo de construção e que gera confusão por ser usado de várias formas diferentes. Entenda melhor o que ele significa:

De onde surgiu o nome penthouse

Tudo começou na década de 20, quando arquitetos europeus começaram a perceber a possibilidade de explorar as cobertura das construções já existentes. Os arquitetos americanos resolveram então construir um apartamento no telhado do Hotel Plaza em Nova Iorque. A construção fez tanto sucesso que a ideia virou tendência por todo o mundo.

Suíte penthouse ou apartamento penthouse

A palavra penthouse se refere, então, a construções na cobertura de um edifício. Se for uma suíte de hotel, era será uma suíte penthouse. E se for um apartamento de um prédio residencial, então se trata de um apartamento penthouse.

Características das penthouses

Muitas vezes a penthouse é luxuosa e ampla. E por estar na cobertura, ela costuma ter uma área externa de lazer, coberta ou descoberta. Mas esse não é sempre o caso. Da mesma forma, a penthouse tem muitas vezes o pé-direito alto ou até duplo, com um mezanino no andar de cima. Mas essa também não é uma característica que a define, embora seja muito comum.  O que a define, a princípio, é estar localizada totalmente na cobertura.

Diferença entre coberturas e penthouses

A principal diferença de um apartamento penthouse para um simples apartamento de cobertura é que a penthouse fica toda acima da última laje do prédio. Já a cobertura pode ficar no último andar do prédio, abaixo da última laje, com apenas o andar superior no ático do prédio. Além disso, as penthouses típicas têm acesso independente e forma diferente dos outros apartamentos do prédio.

Diferença entre loft e penthouse

É comum que apartamentos do tipo penthouse tenham pé-direito alto, grandes aberturas e ambientes integrados. Eles podem então ser confundidos com lofts, que também são assim. Mas a diferença é que os lofts, por terem sido originalmente criados em galpões industriais abandonados, têm um visual mais descolado e industrial. As tubulações costumam ficar aparentes, e os materiais são muitas vezes mais rústicos, como concreto e tijolos aparentes. E principalmente,  os lofts não precisam ser na cobertura.

Como o termo penthouse tem sido utilizado

O pé-direito alto e a presença de um terraço têm sido associados ao termo penthouse por serem comuns em construções desse tipo. Sendo assim, apartamentos que não ficam na cobertura mas que têm essas características estão sendo chamados de penthouses.

Não é um uso tecnicamente correto do termo, pois a penthouse de verdade é uma construção de cobertura. E ela nem precisa ter necessariamente o terraço ou a altura elevada. Mas para evitar confusões é bom saber que é isso que as incorporadoras querem dizer quando se referem a todos os apartamentos de um prédio como penthouses.


Fonte: Dicas de Arquitetura

________________________ Finish Standard Article _________________________ -->

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *